domingo, 20 de novembro de 2011

OS INIMIGOS DA SAÚDE

SAÚDE E ALEGRIA DO LAR


De todos os tesouros que nós mortais possuímos, nenhum tem maior valor que a própria vida, e a saúde que dela se deriva. Por isso, quando os pais e os filhos gozam boa saúde, podem considerar-se felizes e possuidores de uma grande fortuna. Quando, porém, a enfermidade bate à porta do lar, desgastando as energias e a economia da família, então a felicidade também adoece.


INIMIGO NÚMERO 1


Uma bela moça acabava de ser escolhida como rainha do colégio secundário que frequentava. Tão feliz estava que, na noite seguinte, foi comemorar o triunfo com seu noivo. Pouco depois da meia noite, o telefone soa na casa do pai da jovem, comunicando-lhe que se dirigisse a certo lugar onde havia ocorrido um acidente. A poucos minutos, na rodovia, debaixo de um automóvel, o pai encontrou sem vida os corpos de sua filha e do moço.
Sobre a pista havia uma garrafa vazia, cujo odor não deixava dúvida de que fora portadora do licor que ocasionou o acidente. Entre soluços, o pai comentou: "Se eu pudesse encontrar o criminoso que lhes vendeu essa garrafa, matá-lo-ia!" Ao regressar a sua casa, o pobre homem se achava tão desfigurado que precisava de um pouco de bebid alcoólica para se reanimar. Abriu a geladeira, e no lugar onde costumava haver uma garrafa preferida, achou uma notinha de sua filha, que dizia: "Papai, vamos comemorar minha coroação. Levamos tua garrafa de licor. Espero que não te zangarás com isto. Grata".
Com sua garrafa predileta, o pai havia provocado a morte de sua própria filha e seu noivo. Quantas garrafas semelhantes a essas, conservadas inocentemente em casa, são a causa de ruína para inúmeros lares! O álcool está ensanguentando nossas estradas, levando miséria a famílias inteiras, provocando problemas sociais e estragando a saúde e a felicidade de seus consumidores. Mesmo utilizados em "doses moderadas", as bebidas fortes constituem uma ameaça permanente ao bem-estar do indivíduo e dos lares.


INIMIGO NÚMERO 2


Outro inimigo da saúde é o fumo. Você sabia que as duas principais causas de morte em todos os lugares são as enfermidades cardiovasculares e o câncer? Am disto, sabia que estes dois têm uma íntima relação com o consumo do fumo? Isto significa que, quem se abstém de fumar, conserva melhor sua saúde e prolonga sua vida. Com efeito, segundo informação estatística sobre o assunto, uma pessoa que fuma durante essas três décadas, de 30 a 35 cigarros por dia, diminui sua vida numa média de 11 anos, além de haver afetado sua saúde durante essas três décadas.
A nicotina contida no fumo é um veneno quase tão forte como o cianeto, tanto que, se se destilar o que há em apenas três cigarros, obter-se-á uma dose letal para o organismo humano. Ademais, a nicotina é o alcalóide responsável pelo envelhecimento do fumante, do qual é tão difícil libertar-se. Por outro lado, pelo efeito vaso-constritor que possui, a nicotina enferma o sistema cardiovascular, aumenta o trabalho do coração e favorece a parada cardíaca.
O tabaco, porém, não contém apenas nicotina. Também possui o alcatrão que congestiona os pulmões do fumante, e que tantas vezes produz o temível câncer pulmonar. E com se não bastassem a nicotina e o alcatrão, o fumo traz consigo o pavoroso séquito de trinta venenos mais.
Quem quer que desejar boa saúde e quiser afugentar a doença de seu lar, fará bem em se abster - e com todos os seus - do fumo, em qualquer de suas formas. Os pais devem começar dando o exemplo. E não importa quão moderno e aceitável seja o costume de fumar; tanto a mulher como o homem que fumam, estão atentando contra sua saúde e sua felicidade, contra o bem-estar de seu lar e contra economia familiar.


INIMIGO NÚMERO 3


Outro inimigo que não podemos passar por alto, são as drogas. Os tóxicos constituem uma dramática calamidade para muitos países. Estão destruindo lares inteiros, especialmente a vida de jovens que se inutilizam a si mesmos, quando "poderiam desfrutar boa saúde física, moral e mental. Quanto os pais deveriam cuidar das amizades de seus filhos e do modo como usam seu tempo livre, porque é entre os maus companheiros e nos momentos de ócio, que o adolescente se vê arrastado até o vício e a corrupção dos bons costumes!
Aquele que valoriza e respeita a maravilha de seu próprio organismo, jamais poderá nele aceitar a presença de um dos três inimigos mencionados.
A Palavra divina nos recomenda: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" I Cor. 6:19. "O santuário de Deus, que está em vós, é santo." Idem, ver 17. 
Sim, nosso corpo é a morada do Espírito divino; é santo; é propriedade de Deus. Não podemos maltratar sem entristecer o Criador. Cada vez que nosso corpo recebe substâncias tóxicas, é afetada nossa relação para com Deus, uma vez que se enfraquece nossa saúde física e espiritual.
Disse Jesus "Que aproveita ao homem ganhar todo o mundo, e perder sua alma?" A saúde e alegria do lar só se conseguem quando pais e filhos buscam juntos a orientação do Altíssimo.

Nenhum comentário: