quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

De olho na comida e na balança

Época de final de ano e a comilança acaba refletindo na balança. Preste atenção nessas 14 dicas úteis que poderão ajudar no seu comportamento alimentar:
1. Não deixe de incluir em qualquer tipo de dieta a noção do prazer de comer.
2. Deixe um espaço entre uma refeição e outra, a fim de permitir um tempo para que a alimentação se processe naturalmente, e o organismo descanse.
3. Aumente a quantidade de alimentos protéicos no desjejum. Use cereais integrais produtos lácteos e frutas. Isso ajuda a reduzir os ataques de fome. Caso isso aconteça, dê preferência às frutas.
4. Inclua três ou quatro alimentos diferentes em cada refeição, de maneira a aumentar o prazer e a saciedade pela diversificação. Mas evite misturas excessivas e complicadas.
5. Use os hidratos de carbono (batata e massas) em porções razoáveis.
6. Limite as gorduras sob todas as formas, pois elas são as maiores responsáveis pelo aumento de peso.
7. Os substitutos alimentares podem ajudar um regime, mas não são a solução milagrosa para perda de peso. Eles permitem um certo emagrecimento mas, assim que a alimentação se normaliza, a balança volta a pesar. Não abuse de seu uso pois agem criando um desequilíbrio no organismo.
8. Não se assuste se o seu peso variar em um quilo de um dia para o outro; só são significativas as variações de peso no espaço de uma semana.
9. Nunca pule uma refeição, pois isso desencadeia o sistema de fabricação de gorduras de reserva.
10. Ao sair de casa para o trabalho ou escola, procure estar sempre bem alimentado. Isso ajuda a resistir ao consumo de doces e guloseimas.
11. Mastigue bem os alimentos e use talhares e pratos pequenos, a fim de diminuir a quantidade de porções.
12. Coma sempre devagar, sem irritação ou preocupação. O alimento mal ingerido, além de ser mal digerido requer maior quantidade. Comer lentamente faz com que as calorias passem pelo sangue e acalmem quimicamente a fome antes que a terça parte do estômago esteja cheia.
13. Evite o uso de líquidos durante as refeições, pois essa prática, além de atrasar a digestão, facilita a ingestão de maior quantidade de comida.
14. À noite, coma, de preferência, frutas, iogurte, torradas de pão integral e outros alimentos de fácil digestão.


http://novotempo.com/amiltonmenezes/2011/12/21/de-olho-na-comida-e-na-balanca/

Nenhum comentário: