sábado, 31 de dezembro de 2011

CURSO SAÚDE TOTAL

PERIGO - Erros Alimentares

O paladar tem atraído o homem para o uso abusivo de muitos alimentos agressivos ao organismo, quer diretamente causando lesões, quer através do resultado de seu metabolismo, quer pelo seu poder alergizante, quer pela alteração da função dos órgãos. À medida que tomamos conhecimentos desses fatos, a nossa inteligência com certeza, irá nos levar a tomar decisões sensatas com o objetivo de proteger nosso corpo evitando doenças.


Gorduras saturadas
As gorduras podem ser de origem animal ou vegetal. São fontes de energia para o trabalho das células.
As gorduras animais são fontes ricas em ácidos graxos saturados (palmítico, mirístico...): sebo, banha, gordura de galinha. Alguns vegetais possuem esses ácidos graxos: manteiga de cacau, dendê, coco. As demais gorduras vegetais são ricas em ácidos graxos poli-insaturados.
Ácidos graxos saturados produzem colesterol de baixa densidade (LDL), que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.
Os ácidos graxos poli-insaturados, como: de girassol, soja, milho, óleo de peixe, canola, amendoim, arroz, avelã, abacate, contêm colesterol tipo HDL, que é uma gordura densa, considerada como fator de proteção cardíaca.
A dieta é responsável por 75% colesterol circulante.
O estresse é um dos fatores que mais alteram o colesterol, por estimular a formação de radicais livres, a oxidação nos vasos sangüíneos e conseqüente aterosclerose, que aumentará o risco de doenças cardiovasculares.
O álcool aumenta os níveis de colesterol circulante, principalmente o VLDL e as Triglicérides.
Exercícios físicos regulares e apropriados controlam os níveis de HDL no sangue, evitando doenças cardiovasculares.
Algumas massas como macarrão e alguns pães são os riscos em colesterol por levarem ovos entre os seus ingredientes.
Margarinas feitas de vegetais são preferíveis à manteiga.
Colesterol e triglicérides aumentam no 3º trimestre da gestação, voltando às taxas normais, cerca de dois meses após o parto.
Formas genéticas de hiperlipidemias (gorduras) são resistentes à dieta, exercícios... e requerem tratamento medicamentoso.

Nenhum comentário: