sábado, 3 de dezembro de 2011

CURSO SAÚDE TOTAL

REMÉDIOS DE DEUS - luz solar

A luz solar é, frequentemente, vista como uma ameaça à saúde, pois a exposição prolongada da pele, especialmente as mais claras, ao sol, leva a insolação, câncer de pele... a exposição dos olhos pode causar queimaduras de retina e a desidratação do organismo também pode ocorrer.
Mais a luz solar no horário e na quantidade certos pode trazer grandes benefícios à saúde, de um modo geral. Ela é mais um dos presentes de Deus para nós.
Os raios solares são muito verticais no horário em que o Sol está “a pino”. Assim, há uma maior incidência dos mesmos sobre nós. Devemos evitar a exposição nesses horários, ou seja, entre as dez da manhã e quatro da tarde. De manhã cedinho e no final da tarde, os raios estão mais inclinados. Mesmo assim, devemos proteger a pele com filtros solares.
A luz do sol também ajuda  no controle do sono, uma vez que a sua luminosidade estabelece o ciclo dia/noite importante para a produção e regulação de hormônios.
Em nosso cérebro, a pineal produz melatonina que controla a quantidade de sono de acordo com o ritmo circadiano (dia-noite). A luz natural que penetra pelos olhos é a referência para dia-noite. Além disso, há hormônios como o cortisol, suja produção deve aumentar durante o dia e diminuir à noite e o FSH que faz picos noturnos e diminue durante o dia.
Em torno de vinte minutos de banho de sol por dia são suficientes para melhora a saúde.
A luz solar é desinfetante pela ação dos raios ultravioletas e do calor.
A luz solar também auxilia na transformação da vitamina D vegetal em sua forma orgânica, para agir na calcificação óssea, prevenindo o raquitismo e a osteoporose e para contribuir com o processo de absorção intestinal.
Observamos que nos lugares onde o clima é tropical, com muitos dias de sol por ano, as pessoas têm um comportamento mais alegre, enquanto nos lugares “cinzas”, de clima temperado os indivíduos tendem mais à depressão.
Muitas pessoas têm o costume de buscar a luz solar para bronzeamento da pele, o que é um hábito perigoso, pois exige exposição prolongada, que geralmente é feita nos horários de sol mais intenso. Mesmo com a proteção de bloqueadores solares podem-se formar manchas escuras na pele ou, se houver predisposição, ocorrer o câncer de pele.
Nas crianças recém-nascidas, há uma imaturidade do baço e fígado, que são órgãos responsáveis pela destruição de hemácias (células vermelhas) mortas no sangue. As hemácias duram em torno de 120 dias, apenas, porque não têm núcleo, e são substituídas por hemácias novas, produzidas no fígado e medula óssea. Como o baço e o fígado do recém-nascido são imaturos para eliminar a quantidade de células velhas que já circulavam durante a vida fetal, a criança começa a apresentar uma coloração amarelada na pele, conhecida como icterícia (a icterícia fisiológica das 24 horas). Então, é indicada a fototerapia ou banhos de sol. Se isso não for feito, o pigmento das hemácias poderá impregnar o cérebro, causando alterações neurológicas (Kernicterus).
A luz do sol no horário e medidas certos é muito benéficio à saúde: é desinfetante, pela ação do calor e dos raios ultravioletas; ajuda na conversão da vitamina D vegetal para a forma orgânica que irá agir na absorção intestinal e fixação de cálcio nos ossos; ajuda na eliminação de células vermelhas mortas, inclusive, melhorando a icterícia fisiológica do recém-nascido; previne o raquitismo, a osteoporose.
Estudos mostram que a claridade da luz solar estimula a liberação de endorfinas, o que ajuda no controle do sono, melhora o humor e, por conseguinte, a imunidade, além do que ocorre uma diminuição da compulsão alimentar. A serotonina, um tipo de neurotransmissor cerebral, estimulada pela incidência sobre os olhos, é considerada a principal responsável por esses efeitos. Age também no controle do apetite, melhora o humor e imunidade. Algumas pessoas têm deficiência da produção dessa endorfina e cursam com apetite compulsivo e, às vezes, seletivo para massas e doces. O banho de sol, de 15 a 20 minutos antes das 10:00 hs ou após as 16:00 hs, minora o problema.
No início da manhã e final de tarde os raios solares já têm uma incidência menos perpendicular sobre a terra.

Nenhum comentário: