sábado, 17 de dezembro de 2011

CURSO SAÚDE TOTAL

Água Pura

Precisamos beber, pelo menos dois litros (cerca de 8 copos) d’água por dia. Não devemos fazê-lo durante a refeição para não prejudicar o processo digestivo, ou seja, haveria diluição das enzimas e do suco gástrico. Tomada nos intervalos das refeições (mais ou menos 10, 16, 21 horas), na forma de suco, chá ou mesmo água natural, é importante na manutenção do equilíbrio de todos os sistemas do nosso organismo. Entre essas ações, salientamos: Função Renal – Se ingerimos pouca água, a urina ficará concentrada (amarelo forte), isto é um excelente meio de cultura para bactérias, além de favorecer a formação de cálculos no sistema urinário. Se ingerimos bastante líquidos poderemos prevenir as cistites. Também ajudará na eliminação de substâncias tóxicas, resultantes do metabolismo, que se muito concentradas podem lesar os rins.
A quantidade adequada de líquido diminuirá a viscosidade sanguínea, dando liberdade de circulação para os glóbulos vermelhos (hemácias). A concentração do suor também piora com a baixa ingestão de líquidos, levando a um odor muito forte e muitas vezes desagradável. Devemos ter cuidado para que a água que ingerimos esteja livre de germes, parasitas ou bactérias, filtrando adequadamente ou usando aparelhos (ozonizador).
O uso externo da água além de beneficiar a saúde física (massagem na musculatura), é um excelente método de relaxamento ao sistema nervoso. Também é um efetivo tratamento de beleza, pois aumenta o tônus da pele.
A hidroginástica é um método eficaz na queima de calorias (gorduras) é fortalecimento muscular, com a vantagem de não forçar as articulações, pois a água amortece o impacto sobre as mesmas.

A sauna (calor sob vapor) é muito útil na eliminação do excesso de água, na limpeza dos poros da pele, na eliminação pelo suor de metabólitos (lixo do trabalho das enzimas, bactérias e reações químicas).
Devemos ter cuidado em não expor a nossa pele por tempo muito prolongado à ação da água. O sinal de alerta é o “enrugamento” da pele. Acontecerá uma baixa das defesas, favorecendo infecções, fungos e até ferimentos.

Nenhum comentário: