AR PURO
Além da respiração profunda, que propicia a indispensável boa circulação do sangue, temos que levar em conta outro fator de saúde: a postura. Você pode introduzir em seus pulmões de 3 a 4 litros de ar. Esta é a "capacidade vital". Se chama "vital", porque não há nada mais importante para a vida e a saúde que a respiração.
Quando nos sentamos comodamente em um macio sofá, numa postura incorreta, cada uma das inspirações que realizamos, introduz nos pulmões menos de meio litro de ar. Isto faz que fique dentro deles uma quantidade de ar sem renovar, reduzindo-se, por sua vez, a troca de dióxido de carbono (CO2) por oxigênio para a corrente sangüínea.
Ao nível do mar, a concentração de oxigênio no ar atmosférico é de apenas 20,74%. Os demais gases não são úteis no processo de respiração. Assim, devemos preservar nosso direito de respirar, mantendo uma boa postura, evitando o desmatamento (desflorestamento), os poluentes do ar e, sobretudo, não fumando. O fumo causa reações inflamatórias constantes, nas vias respiratórias, produzindo a bronquite crônica, que pode evoluir para o câncer; causa também a destruição dos alvéolos (porção terminal dos brônquios), que denominamos enfisema pulmonar. A bronquite e o enfisema constituem as doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
O ar puro é um remédio precioso de Deus. Sentimos grande diferença quando visitamos o campo e enchemos os pulmões de um ar que mantém a vida, um ar que não a agride. Manter o ar puro é dever do Estado e direito de cada cidadão.
O exercício físico é um excelente meio de ampliar e usar plenamente a função e capacidade dos pulmões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário