PERIGO - Erros Alimentares
Gorduras saturadas
As gorduras podem ser de origem animal ou vegetal. São fontes de energia para o trabalho das células.
As gorduras animais são fontes ricas em ácidos graxos saturados (palmítico, mirístico...): sebo, banha, gordura de galinha. Alguns vegetais possuem esses ácidos graxos: manteiga de cacau, dendê, coco. As demais gorduras vegetais são ricas em ácidos graxos poli-insaturados.
Ácidos graxos saturados produzem colesterol de baixa densidade (LDL), que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.
Os ácidos graxos poli-insaturados, como: de girassol, soja, milho, óleo de peixe, canola, amendoim, arroz, avelã, abacate, contêm colesterol tipo HDL, que é uma gordura densa, considerada como fator de proteção cardíaca.
A dieta é responsável por 75% colesterol circulante.
O estresse é um dos fatores que mais alteram o colesterol, por estimular a formação de radicais livres, a oxidação nos vasos sangüíneos e conseqüente aterosclerose, que aumentará o risco de doenças cardiovasculares.
O álcool aumenta os níveis de colesterol circulante, principalmente o VLDL e as Triglicérides.
Exercícios físicos regulares e apropriados controlam os níveis de HDL no sangue, evitando doenças cardiovasculares.
Algumas massas como macarrão e alguns pães são os riscos em colesterol por levarem ovos entre os seus ingredientes.
Margarinas feitas de vegetais são preferíveis à manteiga.
Colesterol e triglicérides aumentam no 3º trimestre da gestação, voltando às taxas normais, cerca de dois meses após o parto.
Formas genéticas de hiperlipidemias (gorduras) são resistentes à dieta, exercícios... e requerem tratamento medicamentoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário